Implementando um sistema de afiliados / indicação no seu app Bubble
Utilize link de afiliados para recompensar os seus usuários 🪙💻
O marketing de afiliados, ou de indicação, é um excelente meio para incentivar os seus usuários a trazer novas pessoas para dentro do seu app .
Grandes players do mercado usaram abordagens de marketing de indicação para crescer o seu negócio:
Dropbox incentivava convidar usuários para ganhar mais espaço de armazenamento;
AirBnB oferecia $100 se uma pessoas se hospedasse com o link da estadia que você compartilhou;
O próprio Bubble usa para incentivar o convite de novos desenvolvedores — recompensando a pessoa que indicou em $15 se o indicado assinar um plano pago. — Se quiser começar a usar o Bubble clica aqui 😎
Ah, e quando falo sobre marketing de indicação, não me refiro exclusivamente a apps que tem a indicação como funcionalidade central do negócio, como é no caso da Hotmart, Monetizze e Kiwify. Você pode implementar essa tática de growth em seu aplicativo seja lá qual for a função principal do seu aplicativo.
O sistema de indicação pode ser aplicado em um lançamento de aplicativo, divulgação de uma nova feature, divulgação de um evento ou webinar, entre muitas outras possibilidades.
Você pode optar por recompensar a pessoa que indica, a pessoa indicada, ou ambos.
Você pode recompensá-los com uma comissão por venda de assinatura, por um sistema de pontuação com benefício de ganhar um assinatura ou concorrer por sorteios, entre muitas outras possibilidades — que vão depender principalmente da proposta da métrica de valor do seu aplicativo (e da sua criatividade).
Essa é uma bela forma de acrescentar um fator de viralidade ao seu app ao mesmo tempo que engaja os seus usuários.
Nesse artigo vou te mostrar passo a passo como você pode implementar o sistema de link de afiliado em seu app Bubble de forma nativa sem precisar usar serviços externos e sem pagar nada a mais por isso.
Vamos nessa?
Como funciona um link de afiliado?
Um link de afiliado é feito por meio dos parâmetros de URL:
Cada usuário vai ter o seu código de indicação único para ser autenticado e esse código deve necessariamente ser passado pela URL.
Portanto, para que o seu app funcione com links de afiliado, é preciso:
Criar um código de identificação única para cada usuário afiliado;
Criar um gatilho que identifica que o link de afiliado foi usado;
Criar um workflow que registra uma indicação bem sucedida e recompensa o afiliado com base em um objetivo de conversão definido.
Isso é o que você precisa para começar.
Caso queira fazer um sistema de afiliados mais robusto, você pode configurar em seu banco de dados múltiplos links de afiliado, tempo de validade para cada link, analytics mostrando quantidade de cliques e conversões, entre outras features.
Configurando o código do afiliado
O código do usuário pode ser gerado e atribuído ao usuário no momento em que ele cria o seu link de afiliado, ou também pode ser configurado no momento em que sua conta é criada.
O único requisito é que o código deve ser único em seu banco de dados, atrelado ao usuário.
Você pode optar por:
Código alfanumérico aleatório de 12 dígitos
https://nocodebites.bubbleapps.io/version-test/afiliado?r=9Hj38Hbjp0Ln
Identificador único do usuário (SLUG)
https://nocodebites.bubbleapps.io/version-test/afiliado?r=vitor-fontenele
No primeiro você tem um código que não revela a identidade do afiliado, já no segundo você mostra explicitamente a identidade do usuário. As duas abordagens podem ser úteis e vale a pena refletir qual delas se aplica melhor para o seu aplicativo.
No primeiro formato, para criar esse código basta configurar o seguinte workflow que gera a string aleatória de 12 caracteres (isso vai ser suficiente para garantir que o código será único).
Identificando se o código é valido
Para identificar a validade do código, você vai precisar definir um gatilho “When page is loaded
” e criar um workflow que faz uma busca em seus usuários para identificar se aquele código está registrado em seu banco de dados.
Armazenando o código no navegador
Quando uma pessoa clicar no link de afiliado, o seu aplicativo precisa identificar o código de afiliado e associar ele à pessoa que clicou. Mas imagine que a pessoa clica no link de afiliado mas não cria a conta naquele momento. Apenas alguns dias depois, quando ela retorna naquele site pesquisando pelo Google, ela finalmente se cadastra. Como recompensar o afiliado nesse caso?
É nessa caso que o Local Storage entra em cena. Com ele, é possível armazenar os dados no navegador do usuário na primeira vez que a pessoa clica no link de afiliado.
Dessa forma, você vai garantir que a primeira visita pelo link de afiliado fica registrada no caso em que a pessoa ainda não esteja no momento de converter (que em muitas vezes não está).
Para configurar essa funcionalidade no Bubble, siga os passos:
Instale o plugin Local Storage ;
Adicione o elemento Local Storage na sua pagina;
Crie um gatilho “
When page is loaded
” e verifique se há o parâmetro de código de afiliado na URL;Adicione um workflow condicional que armazena o código de afiliado da URL no Local Storage, caso este esteja vazio
Quando o usuário indicado finalmente criar sua conta, acesse o Local Storage e salve o código identificado em uma propriedade do usuário no banco de dados: “
codigo_indicado
”.
Para verificar o funcionamento do Local Storage na pratica, faça o teste clicando nos links abaixo:
Ao clicar Nesse link, que está com o meu código de afiliado, o app vai armazenar esse código no Local Storage em seu navegador
E ao clicar Nesse link, sem o código de afiliado, o app vai automaticamente reconhecer o código previamente armazenado no seu navegador.
Recompensando o afiliado
A recompensa do afiliado vai depender da lógica de negócios do seu aplicativo. Que tipo de conversão vai valer a pena? Em outras palavras, como garantir que seu negócio vai se beneficiar do sistema de afiliados e aquela indicação será considerada bem-sucedida?
Você pode considerar as seguintes possibilidades para definir um evento de conversão:
O usuário indicado realiza a primeira compra (Aqui você pode definir um valor mínimo gasto);
O usuário indicado assina o seu aplicativo ou faz o upgrade de plano gratuito para o pago;
O usuário indicado preenche dados de cartão de crédito para iniciar um período de teste;
O usuário indicado convida mais um usuário;
O usuário indicado preenche os dados do perfil ou responde a um formulário (foco na validação do perfil do usuário)
Em caso de recompensar o usuário com % de um pagamento, você precisa usar alguma API de algum gateway que ofereça split de pagamentos e configurar essa lógica nos workflows.
Conclusão
É dessa forma que você pode implementar o seu sistema de afiliados e alavancar o crescimento do seu aplicativo. As possibilidades são muitas para refinar a experiência de uso do sistema de indicação, tudo 100% no-code.
Espero que esse artigo tenha fornecido clareza em como implementar esse sistema em seu aplicativo Bubble.
Compartilha com outros desenvolvedores Bubble que podem se beneficiar desse passo a passo. Muito obrigado por ler até aqui.
See ya!
👋
Referências
Algumas referência que usei para elaborar esse artigo e que você pode acessar para se aprofundar mais no tema: